Olho seco, alergias e irritações são bastante comuns com a chegada do calor. Alguns hábitos podem agravar, por isso devem ser evitados.
Não é só a pele que precisa de cuidados especiais durante essa onda de calor que assola o Brasil. Os nossos olhos também precisam de atenção, pois acabam ficando mais expostos diante desse clima. Isso porque o calor ajuda a deixar os olhos mais ressecados, e a presença em piscinas e praias podem ajudar a desenvolver irritações e alergias.
O olho seco e vermelho é um problema comum que pode esconder outros problemas e doenças sérios. Tudo isso pode ser evitado com simples cuidados, por isso confira nossas dicas e aproveite mais esse clima.
Leia também: Alergias: saiba o que é, sintomas e como identificar se você tem
O que pode deixar o olho seco?
O tempo quente e seco pode afetar a lubrificação nos olhos, deixando a superfície mais seca. Por isso, é comum no calor sentirmos nossas vias tanto nasais quanto oculares, ressecadas com o uso constante do ar-condicionado ou na exposição ao vento do ventilador.
O olho seco, ou síndrome do olho seco, nada mais é que a alteração ocular que causa redução na quantidade da lágrima, ou redução da qualidade dela, como o seu espessamento. A sensação do paciente é de ardência e areia nos olhos. Justamente porque o líquido em contato com a córnea evapora mais rápido.
Esse problema pode surgir por causa sistêmica, resultado de uma doença autoimune, por exemplo, como também pode surgir de forma sazonal, no verão ou em climas quentes — já que o ar quente pode ressecar os olhos.
Como evitar esse incômodo?
– Evite coçar o olho: uma reação alérgica e até mesmo a irritação provoca muita coceira, mas não podemos levar as mãos aos olhos, muito menos coçá-los. Primeiro, porque quando colocamos as mãos nos olhos estamos levando mais bactérias para essa região. Segundo, porque coçar os olhos pode causar lesões na córnea, agravando o problema.
– Cuidado com piscinas: nesse calor, todos nós gostamos de passar o dia na água. Porém, já reparou que no final do dia costumamos ficar com a vista cansada ou com os olhos vermelhos e ardendo? Isso pode acontecer devido a piscina conter produtos químicos, como o cloro. Esses produtos podem prejudicar o filme lacrimal que é responsável por manter nossos olhos lubrificados e saudáveis. Para evitar, basta proteger os olhos com óculos de natação e lavando-os com água fresca após o uso da piscina.
– Atenção com os banhos de mar: isso também acontece no banho nas águas do mar. O culpado não é somente o sal, mas também a água que pode conter diversas impurezas que acabam causando irritações, coceiras e até conjuntivite. Por isso, após o banho de mar ou piscina o ideal é utilizar um colírio lubrificante. O colírio mantém os olhos limpos e evita irritações.
– Evite o uso excessivo de telas: quando utilizamos muito computador, celular e TV, nossos olhos trabalham exaustivamente para manter o foco visual. Esse estresse provoca desconfortos como sensação de areia nos olhos, sensibilidade à luz, olho seco, entre outros. O ideal é usar esses dispositivos eletrônicos por até 8 horas ao dia.
Leia também: Conjuntivite ou terçol: quais as principais diferenças?
Como se proteger
Problemas oculares comuns no calor
Existem outros problemas também podem aparecer no calor como:
- Conjuntivite: inflamação nos olhos causada por patógenos ou alérgenos. Para saber mais, clique aqui.
- Pterígio: crescimento de um tecido no olho, decorrente da exposição excessiva ao sol.
- Ceratite: o contato com microrganismos pode levar à ceratite, inflamação da córnea.
Caso sinta qualquer incômodo, procure um oftalmologista para que o quadro se resolva rapidamente e você possa aproveitar melhor o clima quente.
Deixe a Affix cuidar da sua saúde
Na Affix, entendemos a importância de cuidar da saúde, por isso faz diferença contratar um plano de saúde conosco. Nos preocupamos em entender a sua necessidade, do início ao fim, trazendo soluções em planos de saúde e odontológico de acordo com o seu perfil. Somos uma das maiores administradoras de benefícios do mercado, presentes em 22 regiões do país. Faça agora mesmo uma cotação conosco no formulário abaixo.
Ah, e se gostou do conteúdo compartilhe nas suas redes sociais este post! Ou confira outros textos com mais dicas para você cuidar da sua saúde!