Enxaqueca é um distúrbio que pode ocorrer em qualquer idade, trata-se de uma dor de cabeça que geralmente é acompanhada por outros sintomas
Quem tem enxaqueca ou conhece alguém que sofre com isso, sabe o quanto as crises podem ser incômodas e, muitas vezes, insuportáveis. A enxaqueca é um tipo de dor de cabeça incapacitante, com base biológica e que afeta pessoas geneticamente predispostas.
A enxaqueca atinge 1 bilhão de pessoas no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde, e é a sexta doença crônica que mais incapacita pessoas. No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, 15% da população sofre da forma crônica, ou seja, com crises que duram 15 dias por mês ou mais.
Se você sofre com enxaqueca, a Affix criou esse conteúdo para você. Saiba o que é essa doença, as causas, quais são os sintomas e o tratamento.
O que é enxaqueca?
A enxaqueca é uma dor de cabeça que pode ser forte ou moderada e que geralmente é acompanhada por outros sintomas. Ela pode ocorrer em qualquer idade e costuma se manifestar mais em mulheres do que em homens.
Geralmente, a enxaqueca é sentida em apenas um dos lados ou em uma determinada região da cabeça do paciente, sendo uma dor mais localizada. Mas, também é possível que o paciente sinta essa dor nos dois lados.
Qual a diferença entre enxaqueca e dor de cabeça?
A dor de cabeça (cefaleia) é caracterizada por uma sensação de peso que acomete toda a região. Em geral, ela é facilmente eliminada com uso de analgésicos e acontece de maneira mais pontual. Já a enxaqueca, por outro lado, é uma versão mais intensa da cefaleia.
De modo geral, a enxaqueca é classificada como sendo um tipo de dor de cabeça. Entretanto, nem toda a cefaleia é, necessariamente, assim tão intensa.
Além disso, a principal diferença entre as doenças é que a enxaqueca vem acompanhada de outros sintomas que podem trazer bastante incômodo ao paciente, como a sensibilidade à luz e ao som.
Leia também: Como evitar o sedentarismo no home office – 4 dicas simples
Sintomas
- Dor latejante, geralmente em um único ponto ou lado da cabeça (pode ser os dois), de intensidade moderada a forte;
- sensibilidade à luz, aos sons e aos cheiros, que se mantém de quatro a 72 horas e piora com o movimento;
- enjoos;
- náusea;
- vômitos;
- alterações na visão, como pontos luminosos, escuros e linhas em ziguezague, chamada de dor de cabeça com aura.
O paciente pode apresentar apenas um episódio com dois ou três dos sintomas descritos acima. Existem pacientes que possuem enxaqueca crônica, apresentando muitos episódios de cefaleia, que podem ser incapacitantes e afetar seu dia a dia.
O que é enxaqueca com aura?
A enxaqueca com aura é um tipo de cefaleia em que o paciente, além de apresentar os sintomas descritos acima, apresenta também alterações na visão, que incluem pontos luminosos, escuros e linhas em ziguezague. Elas podem durar desde alguns minutos até uma hora inteira, antes que a dor de cabeça da enxaqueca comece, de fato, a acontecer.
Outros sintomas de enxaqueca com aura, incluem formigamento e dormência no corpo, ouvir ruídos e zumbidos nos ouvidos, transpiração excessiva, perda temporária da visão, alteração nas sensações do corpo, como sentir que está caindo mesmo estando parado, visão borrada e perda do equilíbrio.
Quais são as causas?
A enxaqueca é uma doença multifatorial, ou seja, muitos fatores podem causar a doença. Por exemplo, desde a ação dos hormônios no período pré-menstrual, no caso das mulheres, ou até mesmo a insônia e o tabagismo.
Entretanto, existem outros gatilhos que podem desencadear as crises, tais como:
- estresse e nervosismo;
- insônia;
- perfumes e odores pungentes;
- jejum prolongado ou pular refeições;
- tabagismo;
- alimentação incorreta como consumir, em excesso, muito açúcar, chocolate, queijos fortes, embutidos, café e bebidas alcoólicas.
Leia também: Dia Nacional da Saúde – você tem cuidado da sua?
Tratamento
A enxaqueca tem tratamento e os pacientes se beneficiam muito com ele, embora, na maioria das vezes não seja possível evitar completamente as crises. Dessa forma, o tratamento vai depender da intensidade da dor sentida pelo paciente e também da frequência com que ele é afetado pelas crises.
Existem pacientes que tomam um remédio e conseguem controlar as dores, enquanto outros podem precisar de uma mudança no estilo de vida. Por exemplo, evitando os gatilhos citados que desencadeiam a doença ou até mesmo mudanças na dieta.
Pacientes com enxaqueca crônica podem ainda fazer o uso de métodos de tratamento alternativos, como, por exemplo, a acupuntura para permitir a melhora das crises frequentes.
Entretanto, o diagnóstico e o tratamento da enxaqueca devem ser feitos e orientados pelo seu médico. Além disso, é sempre bom reforçar que o uso de medicamentos é somente indicado com orientação médica. Portanto, o uso repetido e indiscriminado de remédios e o abuso de analgésicos para alívio da dor podem resultar em um efeito rebote cujo resultado é o agravamento dos sintomas.
Conte com a Affix para cuidar da sua saúde
Nós nos preocupamos em entender a sua necessidade, do início ao fim, trazendo soluções em planos de saúde e odontológico de acordo com o seu perfil. Faça agora mesmo uma cotação conosco preenchendo o formulário abaixo.
Ah, e se gostou do conteúdo compartilhe nas suas redes sociais este post! Ou confira outros textos com mais dicas para você cuidar da sua saúde!
A Affix é uma administradora de benefícios especializada na gestão de planos coletivos por adesão e empresariais. Por cinco anos consecutivos (2019 até 2023), a Affix foi indicada ao Prêmio Reclame Aqui como uma das melhores empresas de atendimento ao consumidor. Em agosto de 2021, ganhamos a premiação Ouro no Prêmio Smart Customer na categoria Respeito ao Cliente. Além disso, também somos vencedores do XIX Prêmio ABT Garrido Marketing (2019), premiação reconhecida na área de saúde. Em 2023, a Affix completou 10 anos de história, estando em 22 regiões do país e formando parcerias com mais de 40 operadoras de planos de saúde e odontológicos.