O Carnaval é a segunda festa mais popular do mundo. Esse mês animado traz um ponto importante e de atenção: o RESPEITO!
Fevereiro é o mês mais animado do ano: mês do Carnaval! Época do glitter, da fantasia de carnaval, dos blocos de rua, onde podemos viver momentos de alegria ou de descanso. Afinal, após dois anos suspensos, a festa volta com força total e deve movimentar cerca de 46 milhões de pessoas nos tradicionais destinos carnavalescos do país, segundo levantamento do Ministério do Turismo. Infelizmente, ainda existem muitos casos de assédio, homofobia, lesão corporal e outras formas de violência durante o carnaval.
Você sabia!?
- 22 milhões de mulheres sofreram alguma forma de assédio, segundo Dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
- Durante o carnaval, há aumento de 20% da violência sexual contra mulheres, de acordo com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania.
- 6 em cada 10 pessoas LGBTQIA+ temem sofrer LGBTfobia durante o carnaval, segundo pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva.
Nesse contexto, a Affix Administradora de Benefícios lançou a campanha Carnaval com Respeito Affix: para que todos aproveitem o feriado à sua maneira, mas acima de tudo respeitando o espaço do outro. Afinal, está nos valores da Affix respeitar diversidades, individualidades e regionalismos, sempre!
O tema da campanha busca conscientizar os foliões quanto à prática do respeito, especialmente durante os blocos, festas e celebrações do período. A Affix acredita que cada um de nós devemos fazer a nossa parte para tornar o carnaval um espaço de diversão e respeito para TODOS. Afinal, dá pra curtir e se divertir no carnaval sem prejudicar o próximo!
Leia nosso conteúdo e compartilhe essas dicas com seus amigos! Vamos fazer um Carnaval ainda mais alegre e cheio de respeito!!
Formas de Desrespeito
Preconceito: é o ato de julgar algo ou alguém antes de conhecer. Geralmente, ele é expresso por meio de atitudes discriminatórias, baseado em características como raça, gênero, orientação sexual, comportamentos, sentimentos, entre outros. As pessoas pensam de formas diferentes, respeite a opinião do outro!
Assédio: caracteriza-se por conduta prolongada com a intenção de constranger e desestabilizar emocionalmente a vítima. O assédio pode ser configurado como condutas abusivas por meio de palavras, comportamentos, atos, gestos e escritos que podem trazer danos à personalidade, à dignidade ou à integridade física ou psíquica de uma pessoa. Não é não! Respeite a opinião do outro.
Homofobia: definido como a aversão ou rejeição a LGBTQIA+. A homofobia pode se manifestar em formas de agressão verbal e moral, violência psicológica, agressão física, agressão sexual ou tentativa de assassinato. A orientação sexual é uma particularidade de cada um. Respeito ao próximo é dever de todos!
Xenofobia: medo, aversão ou ódio a imigrantes estrangeiros ou pessoas de outras regiões do país. É um conjunto de atitudes ou práticas relacionadas às origens das pessoas. A xenofobia está vinculada a atitudes e comportamentos discriminatórios e frequentemente culmina em atos de violência, como diferentes tipos de abuso e exibições de ódio. Respeite o sotaque, a cultura e as origens do outro!
Intolerância Religiosa: caracterizada quando alguém não reconhece ou não respeita a religião ou crença do outro. A intolerância religiosa, mais detalhadamente, é discriminar, ameaçar, ofender, caluniar e rechaçar religiões, liturgias e cultos. Respeite todas as crenças!
Todos os preconceitos citados acima são formas de discriminação que viola os direitos humanos e a liberdade de expressão das pessoas. Portanto, isso é crime e deve ser denunciado! Não compactue com o crime!
Dicas para o Carnaval
Para combater o preconceito em todas as suas formas, a Affix separou algumas orientações e dicas para homens e mulheres.
- A pessoa estar fantasiada não é convite pra você avançar o sinal
- A bebida não é motivo pra você ultrapassar o limite do outro, isso é assédio
- Ofensa não é brincadeira!
- Roubar um beijo ou passar a mão sem permissão é abuso e crime!
- Não se aproveite de alguém alcoolizado e sem consentimento. É crime.
- Não puxe pelo cabelo, braço ou roupa. É feio!
- Não tome bebidas de estranhos e evite drinks feitos na hora, cuidado com o golpe do “Boa noite, Cinderela”!
- Não ande sozinho ou sozinha, sempre em dupla ou em grupo.
- Assédio, homofobia, xenofobia, intolerância religiosa e preconceito: jamais!
O que fazer em casos de violência?
O procedimento padrão é denunciar! Se você sofreu ou presencial algum tipo de crime, faça uma ocorrência em uma delegacia, relatando com detalhes o fato: características físicas, detalhes dos trajes, onde ocorreu, o que aconteceu.
Além disso, você também pode apresentar testemunhas que presenciaram a cena e outros tipos de provas, como fotos e vídeos. Essas provas documentais são importantes para auxiliar as autoridades na identificação de agressores e casos recorrentes, como prevenir futuros crimes e abusos.
Por mais que não seja agradável, denunciar é uma forma de garantir a sua segurança e de outros(as) foliões. Portanto, você ajuda a combater a impunidade e garante que a pessoa responsável por um crime ou ato abusivo seja responsabilizada por suas ações.
Ou seja, denuncie e garanta a segurança e proteção dos direitos de TODOS.
Canais de Denúncia
- Delegacia Especial de Atendimento à Mulher – DEAM: concentra casos de violência doméstica, agressão e assédio sexual. O telefone direto é (61) 3207-6172.
- Ligue 180: a Central de Atendimento à Mulher recebe, analisa e encaminha denúncias de violações contra a mulher.
- Delegacia de Repressão aos Crimes por Discriminação Racial, Religiosa ou por Orientação Sexual (DECRIN): atende casos de LGBTfobia, racismo, preconceito religioso e crimes contra idosos. O telefone direto é (61) 3207-4242.
- Disque Direitos Humanos: ligue 100 ou mande mensagem para o WhatsApp 61 99656-5008 e denuncie violação de direitos humanos.
- Ligue 190: para todos os tipos de violência, ligue 190 para acionar a Polícia Militar.
- Boletim de Ocorrência Online: você também pode fazer um boletim de ocorrência online do seu estado.
Fique ligado! A delegacia eletrônica pode ser usada hoje para o registro de furtos, roubos, perdas, injúria, difamação, calúnia, desaparecimento e encontro de pessoas.
Conte com a Affix para cuidar de você
Tenha um plano de saúde e não se preocupe com imprevistos! A Affix se preocupa em entender a sua necessidade, do início ao fim, trazendo soluções em planos de saúde e odontológico de acordo com o seu perfil. Faça agora mesmo uma cotação conosco preenchendo o formulário abaixo.
Ah, e se gostou do conteúdo compartilhe nas suas redes sociais este post! Ou clique aqui e confira outros textos com mais dicas para você cuidar da saúde.
A Affix é uma administradora de benefícios especializada na gestão de planos coletivos por adesão e empresariais. Por cinco anos consecutivos (2019 até 2023), a Affix foi indicada ao Prêmio Reclame Aqui como uma das melhores empresas de atendimento ao consumidor. Em agosto de 2021, ganhamos a premiação Ouro no Prêmio Smart Customer na categoria Respeito ao Cliente. Além disso, também somos vencedores do XIX Prêmio ABT Garrido Marketing (2019), premiação reconhecida na área de saúde. Em 2023, a Affix completou 10 anos de história, estando em 22 regiões do país e formando parcerias com mais de 40 operadoras de planos de saúde e odontológicos.