Descubra como cuidar da saúde do seu coração no Setembro Vermelho, mês dedicado à conscientização sobre a saúde cardiovascular.
O Setembro Vermelho é um mês dedicado à conscientização sobre a saúde cardiovascular. As doenças do coração e da circulação são a principal causa de mortes no Brasil, com números alarmantes: mais de 1100 pessoas perdem a vida todos os dias por problemas cardíacos, de acordo com o Cardiômetro. Por isso, é fundamental estar atento aos cuidados com o coração.
Cuidar da saúde do coração envolve uma série de hábitos que vão desde a alimentação balanceada até a prática de exercícios físicos regulares e a realização de exames preventivos. Confira no Blog da Affix como você pode adotar medidas simples para proteger o seu coração e reduzir os riscos de desenvolver doenças cardiovasculares.
Principais doenças do coração
As principais doenças cardíacas incluem:
– Hipertensão Arterial: a pressão alta é um dos principais fatores de risco para diversas doenças cardíacas.
– Infarto do Miocárdio: conhecido como ataque cardíaco, ocorre quando o fluxo de sangue para o coração é bloqueado.
– Insuficiência Cardíaca: quando o coração não consegue bombear sangue de forma eficaz para o resto do corpo.
– Arritmia Cardíaca: batimentos cardíacos irregulares que podem causar complicações graves.
– Doença Arterial Coronariana: bloqueio das artérias que fornecem sangue ao coração, aumentando o risco de infarto.
– Cardiomiopatia: uma condição que afeta o músculo cardíaco, tornando-o mais rígido, espesso ou fraco.
– Acidente Vascular Cerebral (AVC): também conhecido como derrame, ocorre quando o fluxo de sangue para uma parte do cérebro é interrompido ou reduzido, resultando em danos às células cerebrais.
– Aterosclerose (Doença Arterial Periférica): é o estreitamento ou bloqueio das artérias nas pernas ou braços, causado pelo acúmulo de placas de gordura, o que pode reduzir o fluxo sanguíneo para os membros e causar dores e complicações.
Leia também: Hipertensão Arterial: o que é, causas, sintomas e fatores de risco
Sinais de alerta
Fatores de risco
- Tabagismo
- Sedentarismo/Obesidade
- Hipertensão
- Estresse
- Diabetes
- Colesterol alto
- Álcool
Mito ou verdade?
Os sintomas de um infarto variam.
Verdade – Dependendo dos fatores que desencadeiam o infarto, os sintomas podem variar em intensidade. Em alguns casos, ele pode se manifestar apenas como falta de ar, cansaço e um leve desconforto. No entanto, geralmente, o infarto é marcado por uma sensação de aperto no peito. A dor pode irradiar ou não para o braço esquerdo, pescoço e mandíbula, além de estar associada a mal-estar, suor excessivo e náuseas.
Não sou obeso, hipertenso e pareço saudável, então não vou ter um infarto.
Mito – Embora condições preexistentes, como hipertensão e diabetes, aumentem o risco de desenvolver doenças cardiovasculares, elas não são sempre necessárias para que ocorra um infarto. Um infarto pode ser provocado por outros fatores, mesmo na ausência dessas condições.
Qualquer exercício é melhor que nenhum para cuidar do coração.
Verdade – Pesquisas científicas indicam que até mesmo a prática irregular de atividades físicas pode ajudar a prevenir doenças cardíacas. No entanto, o ideal é que a prática seja regular.
São apenas sintomas de ansiedade, não preciso de atendimento médico.
Mito – Sintomas como dor no peito e palpitações, comuns em crises de ansiedade, também podem ser sinais de um infarto. Acreditar que é apenas ansiedade pode atrasar a busca por atendimento médico. Ao sentir dor no peito (mesmo que já tenha sido diagnosticado com ansiedade), é fundamental procurar ajuda médica imediatamente.
Leia também: Dieta para hipertensão: lista com alimentos que você deve consumir ou evitar
Como prevenir doenças cardiológicas
- Alimente-se bem com frutas, verduras e grãos na sua dieta.
- Faça atividade física diariamente por, pelo menos, 30 minutos.
- Faça check-ups regulares para monitorar sua saúde geral
- Não fume, pois o tabagismo é um dos principais fatores de risco para doenças cardíacas
- Gerencie o estresse praticando técnicas de relaxamento. Clique aqui para saber mais.
- Controle o seu peso para reduzir a pressão sobre o coração.
- Trate doenças crônicas como, por exemplo, a hipertensão. Ela é considerada responsável pela ocorrência de 80% dos casos de AVC e 40% dos infartos.
Importância dos exames de rotina
Cuidar do seu coração com acompanhamento regular é muito importante para a saúde. Portanto, fazer exames simples com frequência pode trazer muitos benefícios.
Alguns desses exames podem ser medir a pressão, checar os níveis de colesterol no sangue e o controle da glicemia. Dessa forma, você pode identificar problemas mais cedo, antes que se tornem graves.
Na Affix, entendemos a importância de cuidar da saúde, por isso faz diferença contratar um plano de saúde conosco. Nos preocupamos em entender a sua necessidade, do início ao fim, trazendo soluções em planos de saúde e odontológico de acordo com o seu perfil. Somos uma das maiores administradoras de benefícios do mercado, presentes em 22 regiões do país. Faça agora mesmo uma cotação conosco no formulário abaixo.
Ah, e se gostou do conteúdo compartilhe nas suas redes sociais este post! Ou clique aqui e confira outros textos com mais dicas para você cuidar da sua saúde!
A Affix é uma administradora de benefícios especializada na gestão de planos coletivos por adesão e empresariais. Por cinco anos consecutivos (2019 até 2023), a Affix foi indicada ao Prêmio Reclame Aqui como uma das melhores empresas de atendimento ao consumidor. Em agosto de 2021, ganhamos a premiação Ouro no Prêmio Smart Customer na categoria Respeito ao Cliente. Além disso, também somos vencedores do XIX Prêmio ABT Garrido Marketing (2019), premiação reconhecida na área de saúde. Em 2023, a Affix completou 10 anos de história, estando em 22 regiões do país e formando parcerias com mais de 40 operadoras de planos de saúde e odontológicos.