O preço é um ponto importante, mas não é o único. Por isso, é preciso atenção a diversos detalhes na hora de contratar um plano de saúde!
Ter um plano de saúde é um dos maiores desejos da população brasileira. O momento da decisão de contratar um plano de saúde é o primeiro passo para garantir mais segurança e comodidade para você, sua família ou empresa. Entretanto, no momento dessa contratação, embora o preço seja um ponto muito importante a ser analisado, adquirir esse tipo de serviço requer atenção a diversos detalhes.
Pensando nisso, a Affix listou cinco perguntas que você precisa fazer no momento da contratação e, assim, encontrar as melhores opções para o seu perfil!
1. Qual tipo de plano posso contratar?
Existem diferentes tipos de modalidades de planos de saúde. Cada modalidade tem suas particularidades e benefícios, por isso durante a contratação é importante entender as opções disponíveis e quais são as suas características.
- Individual ou familiar: contratado por você e sua família.
- Coletivo por adesão: contratado por meio de sindicato ou associação profissional ao qual você é filiado. A entidade fecha parceria com a operadora com o apoio de uma Administradora de Benefícios, como a Affix, e os filiados a essas entidades podem aderir a um plano com condições exclusivas para esse grupo.
- Coletivo empresarial: contratado por uma empresa.
2. Qual a cobertura oferecida?
Escolhido o tipo de plano, agora você pode questionar sobre a cobertura oferecida. Quanto mais completo for o plano, mais caro ficará a mensalidade. Por isso que nessa etapa, também é importante levar em consideração não somente o valor, mas também suas necessidades, levando em conta questões como idade, hábitos e histórico de saúde, por exemplo.
Quando falamos em plano de saúde, a cobertura pode ser:
- Ambulatorial: consultas médicas em clínicas ou consultórios, exames e terapias.
- Hospitalar sem Obstetrícia: internação sem cobertura para parto.
- Hospitalar com Obstetrícia: além da internação, também está incluso cobertura para parto.
- Ambulatorial + Hospitalar SEM Obstetrícia: consultas, exames, terapias e internação.
- Ambulatorial + Hospitalar COM Obstetrícia: consultas, exames, terapias, internação e parto.
- Exclusivamente Odontológico: consultas e exames odontológicos.
3. Qual a abrangência e rede credenciada do plano?
Outro ponto que você deve se informar na hora de contratar o plano é sobre a abrangência geográfica. Nesse momento, faça uma avaliação dos seus hábitos. Por exemplo, se você costuma viajar com frequência e por longos períodos de tempo, talvez um plano nacional seja mais adequado para você. Caso você não tenha esse costume, é recomendado um plano menos abrangente e, consequentemente, mais barato.
- Abrangência nacional: atendimento em todo território nacional.
- Abrangência grupo de estados: o atendimento é garantido apenas para alguns estados.
- Abrangência estadual: atendimento em um único estado.
- Abrangência grupo de municípios: atendimento em alguns municípios de um ou mais estados.
- Abrangência municipal: atendimento é garantido em um único município.
4. O plano terá carência?
Nos planos de saúde o prazo de carência é o período você espera para utilizar os serviços do plano contratado. Os prazos de carências máximos permitidos por lei são:
- 24 horas – para os casos de urgência e emergência.
- 300 dias – para partos.
- 180 dias – para os demais casos.
- 24 meses – para cobertura de doenças ou lesões preexistentes, aquelas que o consumidor ou seu responsável saiba ser portador quando contratou o plano de saúde.
Não se preocupe, algumas operadoras oferecem períodos mais curtos de carência como diferencial na contratação.
5. Meu plano de saúde terá coparticipação?
A coparticipação é um valor que é cobrado, além da mensalidade, por você ter utilizado determinados serviços que podem ser, entre eles, consultas e exames. Você pode optar por um plano com ou sem coparticipação. Normalmente, os planos com coparticipação costumam oferecer mensalidades menores. Se você for usar o convênio de forma pontual, apenas para consultas e exames de rotina, essa opção pode ser muito útil para você.
Se ficou com alguma dúvida ou deseja contratar um plano de saúde, faça uma cotação conosco preenchendo o formulário abaixo.
A Affix é uma administradora de benefícios especializada na gestão de planos coletivos por adesão e empresariais. Por três anos consecutivos (2019, 2020 e 2021), a Affix foi indicada ao Prêmio Reclame Aqui como uma das melhores empresas de atendimento ao consumidor. Em agosto de 2021, ganhamos a premiação Ouro no Prêmio Smart Customer na categoria Respeito ao Cliente. Também somos vencedores do XIX Prêmio ABT Garrido Marketing (2019), premiação reconhecida na área de saúde. Com apenas 9 anos de atuação, estamos em 20 regiões do país e temos parceria com mais de 40 operadoras de planos de saúde e odontológicos.