O preço é um ponto importante, mas não é o único. Por isso, é preciso atenção a diversos detalhes na hora de contratar um plano de saúde!
Ter um plano de saúde é um dos maiores desejos da população brasileira. O momento da decisão de contratar um plano de saúde é o primeiro passo para garantir mais segurança e comodidade para você, sua família ou empresa. Entretanto, no momento dessa contratação, embora o preço seja um ponto muito importante a ser analisado, adquirir esse tipo de serviço requer atenção a diversos detalhes.
Pensando nisso, a Affix listou cinco perguntas que você precisa fazer no momento da contratação e, assim, encontrar as melhores opções para o seu perfil!
1. Qual tipo de plano posso contratar?
Existem diferentes tipos de modalidades de planos de saúde. Cada modalidade tem suas particularidades e benefícios, por isso durante a contratação é importante entender as opções disponíveis e quais são as suas características.
- Individual ou familiar: contratado por você e sua família.
- Coletivo por adesão: contratado por meio de sindicato ou associação profissional ao qual você é filiado. A entidade fecha parceria com a operadora com o apoio de uma Administradora de Benefícios, como a Affix, e os filiados a essas entidades podem aderir a um plano com condições exclusivas para esse grupo.
- Coletivo empresarial: contratado por uma empresa.
2. Qual a cobertura oferecida?
Escolhido o tipo de plano, agora você pode questionar sobre a cobertura oferecida. Quanto mais completo for o plano, mais caro ficará a mensalidade. Por isso que nessa etapa, também é importante levar em consideração não somente o valor, mas também suas necessidades, levando em conta questões como idade, hábitos e histórico de saúde, por exemplo.
Quando falamos em plano de saúde, a cobertura pode ser:
- Ambulatorial: consultas médicas em clínicas ou consultórios, exames e terapias.
- Hospitalar sem Obstetrícia: internação sem cobertura para parto.
- Hospitalar com Obstetrícia: além da internação, também está incluso cobertura para parto.
- Ambulatorial + Hospitalar SEM Obstetrícia: consultas, exames, terapias e internação.
- Ambulatorial + Hospitalar COM Obstetrícia: consultas, exames, terapias, internação e parto.
- Exclusivamente Odontológico: consultas e exames odontológicos.
3. Qual a abrangência e rede credenciada do plano?
Outro ponto que você deve se informar na hora de contratar o plano é sobre a abrangência geográfica. Nesse momento, faça uma avaliação dos seus hábitos. Por exemplo, se você costuma viajar com frequência e por longos períodos de tempo, talvez um plano nacional seja mais adequado para você. Caso você não tenha esse costume, é recomendado um plano menos abrangente e, consequentemente, mais barato.
- Abrangência nacional: atendimento em todo território nacional.
- Abrangência grupo de estados: o atendimento é garantido apenas para alguns estados.
- Abrangência estadual: atendimento em um único estado.
- Abrangência grupo de municípios: atendimento em alguns municípios de um ou mais estados.
- Abrangência municipal: atendimento é garantido em um único município.
4. O plano terá carência?
Nos planos de saúde o prazo de carência é o período você espera para utilizar os serviços do plano contratado. Os prazos de carências máximos permitidos por lei são:
- 24 horas – para os casos de urgência e emergência.
- 300 dias – para partos.
- 180 dias – para os demais casos.
- 24 meses – para cobertura de doenças ou lesões preexistentes, aquelas que o consumidor ou seu responsável saiba ser portador quando contratou o plano de saúde.
Não se preocupe, algumas operadoras oferecem períodos mais curtos de carência como diferencial na contratação.
5. Meu plano de saúde terá coparticipação?
A coparticipação é um valor que é cobrado, além da mensalidade, por você ter utilizado determinados serviços que podem ser, entre eles, consultas e exames. Você pode optar por um plano com ou sem coparticipação. Normalmente, os planos com coparticipação costumam oferecer mensalidades menores. Se você for usar o convênio de forma pontual, apenas para consultas e exames de rotina, essa opção pode ser muito útil para você.
Se ficou com alguma dúvida ou deseja contratar um plano de saúde, faça uma cotação conosco preenchendo o formulário abaixo.
A Affix é uma administradora de benefícios especializada na gestão de planos coletivos por adesão e empresariais. Por cinco anos consecutivos (2019 até 2023), a Affix foi indicada ao Prêmio Reclame Aqui como uma das melhores empresas de atendimento ao consumidor. Em agosto de 2021, ganhamos a premiação Ouro no Prêmio Smart Customer na categoria Respeito ao Cliente. Além disso, também somos vencedores do XIX Prêmio ABT Garrido Marketing (2019), premiação reconhecida na área de saúde. Em 2023, a Affix completou 10 anos de história, estando em 22 regiões do país e formando parcerias com mais de 40 operadoras de planos de saúde e odontológicos.