Já passamos da metade do ano e você ainda não realizou suas metas? A Affix pode te ajudar a transformar isso em realidade com dicas práticas!
Quem nunca desejou algo na virada do ano que ainda não se concretizou com o passar do tempo? Ou criou uma lista com todas as metas que ainda não se realizaram? Ter sonhos é ótimo, mas é preciso tornar eles uma realidade!
Já passamos da metade do ano e muitas pessoas ainda não conseguiram tirar suas metas do papel. Falta de tempo, medo do fracasso, sem apoio e suporte, falta de planejamento, dificuldades em manter a consistência… Existem vários motivos que levam as promessas do ano novo a serem adiadas.
Mas é hora de retomar o foco e buscar uma vida mais saudável e realizada! Por isso, a Affix preparou um conteúdo especial que irá te ajudar a transformar suas principais metas em realidade. E melhor: com dicas práticas!
É o momento perfeito para você dar o primeiro passo e comprometer-se com o seu bem-estar.
Definindo metas alcançáveis
Você lembra da listinha que fez no começo do ano e que deve estar guardada em algum canto por aí? Provavelmente ela foi esquecida porque você não definiu metas claras e específicas para tirar ela do plano das ideias. Você precisa de um processo para concretizar seus objetivos!
Mais do que ter uma meta, você precisa desenvolver uma estratégia. É com isso que vamos te ajudar agora! Que tal começar encontrando respostas para algumas perguntas? Sua meta deverá ser:
Específica – quando você coloca no papel “quero me alimentar bem” você não diz muita coisa, não é mesmo? Aqui o exercício é outro, você precisa pensar além. Precisa responder as perguntas: O que eu preciso comer para alcançar essa meta? Quantos kg pretendo emagrecer? Faça o levantamento do que você realmente vai precisar para realizar o que você deseja.
Mensurável – você precisa ser capaz de quantificar o seu progresso para tomar algumas ações de correções. Por exemplo, se a sua meta é “praticar exercícios físicos” você precisa colocar no papel: quantos dias irei praticar? Quantas horas por dia? Com essas respostas, você terá critérios definidos para medir o seu progresso.
Leia também: Quais as doenças mais comuns no inverno?
Atingível – você precisa ser realista nessa etapa. Não dá para estabelecer uma meta que você não pode alcançar! Pensando no exemplo anterior, se você nunca praticou exercícios, querer ir 30 dias para academia não é uma boa ideia. Você pode até ir durante 7 dias, mas na primeira “furada” o seu planejamento irá arruinar e você se sentirá frustrado.
Relevante – ela precisa ser relevante para você e sua vida. Afinal, conquistar uma meta é um desafio constante e existe uma chance muito alta de imprevistos. Por exemplo, imagine que você tem a meta “estudar 4h nos finais de semana para conseguir aquele emprego dos sonhos”. Você está focado por 2 semanas consecutivas e então aparece um amigo com um ingresso da sua banda favorita. O que é mais relevante para você: o seu emprego dos sonhos ou o show?
Prazo específico – é importante ter uma data definida de início e fim. Caso contrário, a vida se encarrega de deixar os seus planos em segundo plano. Não esqueça de ser atingível: se aquela atividade é nova, comece com 1 semana apenas para te dar ritmo. Se você já tem familiaridade com ela e quer retomar, talvez um projeto de 3 meses faça sentido para você.
Independente de tudo, não esqueça que imprevistos acontecem. O mais importante é você retomar os seus objetivos e focar na sua meta o quanto antes. Não deu hoje? Tudo bem, você ainda tem o dia de amanhã! A vida te deu uma rasteira e sua meta ficou parada durante 1 mês? Não se preocupe, comece hoje ou amanhã, mas retome o quanto antes!
Exemplos práticos de metas
Agora que tudo ficou claro, vamos tornar realidade as suas metas? Aproveite a segunda metade deste ano para dar aquele gás nas resoluções esquecidas. E, para te ajudar nesse processo, a Affix separou algumas metas mais comuns e dicas práticas para você incluir na sua rotina!
– Alimentação saudável
Você precisa começar pelo básico e ir encaixando aos poucos uma alimentação saudável no seu dia a dia. Ninguém começa a comer bem de um dia para o outro! Com essa premissa em mente, vamos para algumas dicas:
- Tire um dia da semana para planejar suas refeições. Pode ser no sábado ou domingo, por exemplo. Escolha os dias que você irá se alimentar bem, faça a lista de compras e deixe tudo organizado para a semana.
- No mercado, priorize alimentos naturais. Troque o refrigerante pelo suco natural. O biscoito pela fruta e grãos integrais. O molho industrializado pelos temperos naturais.
- Faça lanches saudáveis para evitar alimentos menos nutritivos. Mantenha frutas frescas, castanhas, iogurtes naturais ou barras de cereais integrais.
- Não pule refeições e mantenha horários certos para comer: café da manhã, almoço, café da tarde e janta.
- Não precisa eliminar os alimentos menos saudáveis, apenas consumir eles com moderação. Afinal, a vida fica sem cor sem um chocolate ou uma batata frita, não é mesmo?
Procure um nutricionista para orientações personalizadas e um plano alimentar. A Affix possui parcerias com mais de 40 operadoras de planos de saúde e odontológicos e estamos presentes em 20 estados e o Distrito Federal.
– Exercícios físicos
A primeira dica é procurar algo que você gosta:
Depois, é só começar com pequenos passos e ir aumentando gradualmente conforme sua resistência e condicionamento físico melhoram. Também é muito importante definir horários específicos, pois pode te ajudar a criar a sua nova rotina.
Se você quer fazer academia, mas não tem condições ou tempo no momento. Pode optar por aplicativos e vídeos online que oferecem rotinas de exercícios para fazer em casa.
E não se esqueça de fazer uma avaliação médica, pois em alguns casos os exercícios físicos podem ser limitados ou específicos para auxiliar uma condição adversa.
Leia também: Obesidade infantil – por que adotar hábitos saudáveis?
– Sono
Dormir bem é muito importante para a nossa saúde física e mental. E se você tem como meta melhorar a sua qualidade do sono, confira algumas dicas que separamos:
- Estabeleça horários para dormir e acordar.
- Evite usar o uso de dispositivos eletrônicos 01 hora antes de dormir: celular, tablet, televisão e computador.
- Não beba ou coma alimentos próximo a hora de se deitar. Evite café, refrigerantes, doces e alimentos pesados.
Além disso, é muito importante que você crie um ritual antes de dormir. Adicione alguns hábitos como ouvir sons de chuva, leitura ou até mesmo meditação. Você já ouviu falar em meditação teleguiada? É uma ótima recomendação para o relaxamento!
Acompanhe o Blog da Affix
No Blog da Affix você encontra dicas de saúde e bem-estar, informações sobre operadoras e planos de saúde, notícias da Affix e muito mais. Cuide da sua saúde e da sua qualidade de vida. Leia o Blog da Affix e fique ON você também!