A telemedicina é um atendimento médico à distância, confira agora todos os benefícios e como ela pode melhorar a sua saúde
Você já realizou uma consulta online? A telemedicina, que é o atendimento médico à distância, cresceu muito nos últimos anos, principalmente por conta da pandemia de Covid-19. Essa modalidade de atendimento oferece diversos benefícios, como facilidade e comodidade.
Apesar dos benefícios da telemedicina, algumas pessoas ainda resistem em usar essa ferramenta por medo, insegurança ou desconfiança. Se você ainda tem receio desses serviços de saúde digital, a Affix pode te ajudar! No Blog da Affix, preparamos um conteúdo completo para responder suas principais dúvidas sobre o tema.
O que é telemedicina?
A telemedicina é o atendimento médico à distância, como videoconferência e teleconsultas, para a troca de informações entre profissionais de saúde e médicos com o paciente. Ou seja, não é mais necessário um encontro presencial para a consulta, pois o paciente recebe atendimento médico em qualquer lugar.
De acordo com a última pesquisa anual da FGVcia, o Brasil conta com mais de 447 milhões de dispositivos digitais em uso, como smartphones, notebooks, tablets e computadores. Portanto, por que não utilizar essas ferramentas para atender os pacientes?
Essa modalidade de atendimento oferece diversos benefícios, como facilidade, comodidade e acesso à saúde para pessoas que moram em áreas remotas ou que têm dificuldade de locomoção. Além disso, a telemedicina pode ser utilizada para uma variedade de serviços médicos, como consultas, diagnósticos, tratamentos e acompanhamento de pacientes.
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Regulamentação no Brasil
Desde abril de 2020, a telemedicina estava autorizada no Brasil por meio da Lei nº 13.989/20. Entretanto, ela só foi regulamentada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), recentemente, por meio da Resolução CFM nº 2.314/2022.
Segundo a determinação, entende-se por telemedicina o exercício da medicina facilitado por tecnologias para fins de assistência, pesquisa, prevenção de doenças e lesões e promoção de saúde. A lei afirma que o profissional deve informar sobre os limites inerentes ao uso da telemedicina, tendo em vista a impossibilidade de realização de exame físico durante a consulta.
Ou seja, a consulta médica presencial ainda é o padrão-ouro de atendimento médico. A telemedicina não é uma substituição e, sim, um complemento da consulta presencial.
Quando o atendimento online é indicado?
O atendimento online da telemedicina é indicado para casos não urgentes, que não requerem exame físico ou intervenção imediata. Alguns exemplos de casos em que a telemedicina pode ser utilizada:
- Consultas de rotina: acompanhamentos regulares onde o exame físico detalhado não é crucial, a telemedicina pode ser uma excelente opção.
- Triagem de consultas iniciais: em muitos casos, a telemedicina pode ser usada para uma primeira avaliação de sintomas, determinando a necessidade de cuidados mais imediatos ou exames específicos. Por exemplo, no diagnóstico de doenças leves, como resfriado e gripe.
- Acompanhamento de doenças crônicas: pacientes com doenças crônicas, como diabetes, hipertensão e algumas condições de saúde mental, podem se beneficiar de consultas regulares via telemedicina, facilitando o monitoramento e ajustes no tratamento.
- Prescrição e renovação de medicamentos: em certas situações, medicamentos podem ser prescritos ou renovados após uma consulta online.
- Orientação sobre saúde: dicas sobre alimentação, exercícios físicos, medicação, hábitos de vida saudáveis, entre outros.
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Como funciona a telemedicina
A telemedicina pode ser dividida em dois tipos de atendimento:
– Síncrona: o atendimento acontece em tempo real e, na maioria das vezes, é realizado a partir de uma chamada de vídeo. O objetivo é aproximar, ao máximo, a experiência do paciente ao que ele está acostumado, no contato presencial. Assim, do conforto da sua casa ou onde quer que esteja, ele pode falar com um profissional da saúde especializado no assunto;
– Assíncrona: a telemedicina também acontece sem ser em tempo real. Por meio de canais ágeis de troca de informações, como WhatsApp, SMS e até mesmo nas redes sociais, o paciente pode enviar perguntas menos urgentes ao médico, para que ele responda em algumas horas após o envio.
É importante destacar que, se você possui um plano de saúde, algumas operadoras oferecem o serviço de telemedicina para os seus beneficiários. Basta acessar a plataforma ou o aplicativo oferecido pela sua operadora, escolher a data e horário desejado ou, se a operadora disponibilizar, optar pelo atendimento de urgência.
Apesar de ser uma consulta online, se necessário, o médico solicitará exames e procedimentos médicos adicionais para um diagnóstico mais completo e de qualidade. Além disso, os atestados, laudos dos exames podem ser produzidos e entregues em formato digital por e-mail, SMS ou WhatsApp.
Benefícios da telemedicina
- Facilidade: o paciente pode realizar consultas e exames médicos sem sair de casa.
- Comodidade: escolha rapidamente o horário e o local do atendimento.
- Acesso à saúde: a telemedicina pode ajudar a reduzir as desigualdades no acesso à saúde, tanto para quem mora mais afastado, como pessoas que têm mobilidade reduzida.
- Redução de custos: a teleconsulta pode reduzir os custos de atendimento médico e locomoção.
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A Affix é uma administradora de benefícios especializada na gestão de planos coletivos por adesão e empresariais. Por cinco anos consecutivos (2019 até 2023), a Affix foi indicada ao Prêmio Reclame Aqui como uma das melhores empresas de atendimento ao consumidor. Em agosto de 2021, ganhamos a premiação Ouro no Prêmio Smart Customer na categoria Respeito ao Cliente. Além disso, também somos vencedores do XIX Prêmio ABT Garrido Marketing (2019), premiação reconhecida na área de saúde. Em 2023, a Affix completou 10 anos de história, estando em 22 regiões do país e formando parcerias com mais de 40 operadoras de planos de saúde e odontológicos.