Em um ano, o setor de saúde ganhou 1,5 milhões de usuários, impulsionados principalmente pelas contratações empresariais
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulgou na semana passada os números referente a maio de 2022. Segundo a agência, o setor totalizou a marca de 49,6 milhões de beneficiários em planos de saúde e 29,6 milhões de usuários em planos exclusivamente odontológicos. No comparativo com o mês passado, o crescimento foi de 240 mil novos beneficiários o que indica um forte crescimento, pois a média de expansão tem sido de 130 mil usuários por mês.
Impulsionados pelas contratações empresariais e de planos de saúde exclusivamente odontológicos, o setor de saúde continua em expansão. Em um ano, o setor de saúde ganhou 1,5 milhões de usuários, equivalente a 3,14% de aumento. Já nos planos exclusivamente odontológicos, foram 2,4 milhões de novos beneficiários – o que representa 8,32% de crescimento no período.
Em maio de 2022, 40,6 milhões (81,8%) de beneficiários de planos médico-hospitalares possuíam um plano coletivo. Desses, 84,5% eram do tipo coletivo empresarial e 15,5% do tipo coletivo por adesão. Em paralelo, a taxa de desemprego no país diminuiu, ficando em 9,8% no trimestre encerrado em maio. Essa é a menor taxa para o período desde 2015, conforme divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Leia também: Setor de saúde ganha 204 mil beneficiários em abril
Outro ponto que vale destaque são os planos exclusivamente odontológicos. Com 29,6 milhões de beneficiários, eles representam 14% da população brasileira. Desde o momento que passaram a ser mensurados, em 2000, o número de usuários tem crescido de forma contínua. Além disso, o plano odontológico foi o que cresceu mais fortemente após o início da pandemia de covid-19, foram 4 milhões de beneficiários a mais desde março de 2020.
De maio de 2021 a maio de 2022, mais da metade do crescimento de beneficiários em planos exclusivamente odontológicos foi devido ao incremento de 1,9 milhões de vínculos em planos coletivos empresariais (benefício ofertado pelas empresas aos seus colaboradores) – o que representa aumento de 9,4%. E, também, pela aceleração de novos beneficiários em planos individuais ou familiares, que cresceram 513 mil, equivalente a 11%.
Diferentemente dos planos médico-hospitalares, a mensalidade dos planos odontológicos é mais atrativa e, consequentemente, permite aos indivíduos aderirem a esses produtos com mais facilidade e com menor impacto nos seus orçamentos. A Affix é uma administradora de benefícios especialista na gestão de planos coletivos por adesão e empresariais, tanto na modalidade de saúde, quanto odontológico. Se precisar cuidar da sua saúde, conte com a gente clicando aqui.