A gripe é uma doença causada pelo vírus Influenza que afeta o sistema respiratório. É muito comum em períodos frios do ano.
A gripe é uma doença aguda que afeta o sistema respiratório e é provocada pelo vírus da influenza. Ele tem grande potencial de transmissão e é mais frequente no inverno e em períodos mais frios. No Brasil, a temporada de gripe ocorre geralmente entre abril e outubro, principalmente nas regiões em que as condições climáticas são mais definidas.
A gripe é transmitida por meio do contato com as secreções, os espirros e a tosse de um paciente que esteja infectado pela doença. Como o vírus pode sobreviver no ar, nos meses de inverno e outono quando a gripe é mais comum, é importante manter os ambientes sempre arejados e com circulação, para que possa haver uma troca.
Com o inverno chegando, a Affix preparou esse conteúdo para que você possa se cuidar e se prevenir dessa doença tão comum.
Quais os sintomas da gripe?
Os sintomas e sinais da gripe em casos levem incluem:
- Febre superior a 38°C.
- Tosse seca.
- Coriza.
- Dor de garganta.
- Dor de cabeça.
- Dores no corpo.
- Dor atrás dos olhos ou sensibilidade ocular.
- Cansaço.
- Mal-estar.
- Diarreia e vômito (às vezes, a depender da gravidade).
É importante ficar atento aos sinais, já que a doença costuma ter melhoras depois de cinco dias a partir do início dos sintomas. Mas também é comum que eles se estendam por mais de uma semana e, até mesmo, que a pessoa acometida demore semanas para se restabelecer de forma completa, especialmente pela fraqueza decorrente da doença.
Caso os sintomas da gripe não sejam devidamente tratados, a doença pode evoluir para uma pneumonia ou bronquite. Estão sob maior risco de apresentarem essas complicações as crianças com menos de 2 anos e os adultos com mais de 65 anos.
Leia também: Saiba quais são as diferenças entre covid e gripe
Como tratar os sintomas da gripe?
De modo geral, a gripe costuma ser autocontida, com seus sintomas diminuindo e desaparecendo até 10 dias depois do surgimento da doença. Na maioria dos casos, as pessoas superam a doença sem grandes intervenções, basta o tratamento de suporte com analgésicos para alívio das dores e antitérmicos para controle da temperatura corporal.
O paciente com gripe deve repousar e manter-se bem hidratado, como forma de auxiliar seu próprio organismo a combater a doença. Usar complementos de vitamina C também irão ajudar a fortalecer o sistema imunológico.
Como posso me prevenir da doença?
A prevenção da gripe consiste em medidas simples como se vacinar e adotar cuidados básicos de higiene.
O objetivo da vacinação é fazer com que a pessoa não contraia a infecção ou, se isso não for possível, que tenha um quadro mais leve da doença. Os efeitos colaterais da vacina são geralmente dor e inchaço no local da aplicação que costumam durar por algumas horas. Eventualmente, pode provocar um quadro semelhante ao de um resfriado comum.
A vacina deve ser repetida anualmente, porque ela pode mudar de acordo com as alterações sofridas pelos vírus. Geralmente, a pessoa demora duas semanas para desenvolver os anticorpos adequados.
Já as medidas de higiene para a prevenção da gripe são: cobrir a boca quando tossir ou espirrar para evitar a disseminação do vírus e manter as mãos limpas lavando com água e sabão para evitar a transmissão por contato. Se estiver com a doença, é indicado usar a máscara ao sair de casa evitando que outras pessoas se contaminem.
Leia também: Qual a importância da vacinação?
Por que tomar a vacina da gripe?
Com a diminuição dos números de casos de Covid-19 em todo o Brasil, cresce a flexibilização das restrições trazidas pela pandemia, o que aumenta a circulação de outros vírus respiratórios, como a influenza.
A vacinação é a forma mais eficaz de prevenir a gripe e proteger as pessoas com maior risco de desenvolver complicações. Certos pacientes, como crianças e idosos, fazem parte do grupo de risco da gripe. Isso faz com que eles tenham uma facilidade maior em contrair o vírus Influenza e uma grande dificuldade em combater seus sintomas.
A vacina é segura e evita casos graves e óbitos por gripe. Idosos com mais de 60 anos, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes e puérperas podem se vacinar até o dia 03 de junho. E, se você ainda não tomou a terceira ou quarta dose da vacina contra o Covid-19, aproveite para colocar a vacinação em dia! Procure um posto de saúde mais próximo de sua casa e vacine-se!
Gostou do conteúdo? Compartilhe nas suas redes sociais este post! Ou confira outros textos com mais dicas para você cuidar da sua saúde!