A região ocular está sujeita a vários problemas com características semelhantes. Conheça as diferenças entre terçol e conjuntivite
Olho vermelho, irritação na região ocular e aumento da sensibilidade à luz são sintomas comuns de boa parte das doenças oculares. Provavelmente, você já se confundiu se estava com conjuntivite ou terçol, não é? Essas doenças são muito comuns e possuem sintomas semelhantes, sendo muito fácil a confusão.
A grande questão é que o tratamento para cada uma delas é diferente, logo é necessário redobrar a atenção e os cuidados com elas. Veja abaixo as diferenças entre terçol e conjuntivite.
O que é conjuntivite?
A conjuntivite é uma doença caracterizada por vermelhidão ocular e inchaço da conjuntiva e das pálpebras, com ou sem secreção. A conjuntivite pode ser alérgica ou uma infecção bacteriana ou viral, sendo altamente contagiosa. O paciente pode apresentar, ainda: ardor, sensação de areia, incomodo com a luz (fotofobia), lacrimejamento, coceira. Em geral, ela ataca os dois olhos, podendo durar de uma semana a 15 dias.
O fator de risco mais comum é colocar as mãos sujas ou contaminadas nos olhos. Além disso, existem doenças que podem predispor o indivíduo à conjuntivite, como herpes, doenças autoimunes ou virais. Outras formas de contágio podem ser baixa imunidade, exposição a doença e uso prolongado de lentes de contato. Fique atento!
A conjuntivite é um problema ocular que não assusta muito, mas incomoda bastante. Por isso, ao apresentar vermelhidão no olho, a pessoa já supõe que está com conjuntivite e acaba pingando algumas gotas do primeiro colírio que aparece. Agir assim pode ser perigoso. Primeiro, porque doenças graves podem estar camufladas sob a aparência de uma conjuntivite banal. Segundo, porque muitos colírios são contraindicados mesmo nos quadros simples de conjuntivite.
O ideal, nesses casos, é sempre procurar um oftalmologista para diagnóstico preciso e tratamento adequado.
Leia também: 6 doenças oculares mais comuns!
O que é terçol?
O terçol é uma lesão localizada na borda das pálpebras próxima à linha dos cílios. Caracteriza-se por vermelhidão, dor, calor e pela formação de pus, assemelhando-se a uma espinha. Em algumas situações pode se localizar mais internamente, debaixo da pálpebra.
Diferente da conjuntivite, o terçol não é contagioso. Ele é uma inflamação causada pela penetração de uma bactéria, cujos principais sintomas são dor, vermelhidão e calor no local. Na maioria dos casos, o terçol desaparece sozinho.
O terçol nunca deve ser espremido, pois, dessa maneira, a bactéria pode ser levada para a corrente sanguínea e atingir estruturas mais internas, trazendo sérias complicações.
Entenda as diferenças entre conjuntivite e terçol
1 – Presença de nódulo
Essa é principal diferença entre as doenças. O terçol é caracterizado pela presença de uma protuberância na região dos olhos. Em geral, fica rente aos cílios dificultando a visão devido ao inchaço. Já a conjuntivite, por sua vez, não possui esse sintoma.
2 – Secreção amarelada
A conjuntivite costuma apresentar uma secreção amarelada e abundante que sai do olho. Sua ocorrência é mais comum após dormir e fica mais concentrada na área próxima ao canto interno. No caso do terçol, essa secreção não ocorre.
Leia também: Tosse seca persistente – 5 dicas e tudo que precisa saber
3 – Irritação
No caso do terçol, a localização da irritação é interna e somente a área mais próxima do nódulo apresenta vermelhidão. Já na conjuntivite, a irritação é geral, deixando todo o olho avermelhado.
4 – Contágio
Diferente da conjuntivite, o terçol não é contagioso. Não tem chance de ser transmitido para outras pessoas ou contaminar o outro olho.
Cuide da saúde dos seus olhos
Embora a conjuntivite e o terçol tenham sintomas parecidos, algumas diferenças garantem que seja possível identificar cada uma. Em qualquer um dos casos, é recomendado consultar um oftalmologista para fazer um diagnóstico preciso.
Conte com a Affix para cuidar da sua saúde. Nós nos preocupamos em entender a sua necessidade, do início ao fim, trazendo soluções em planos de saúde e odontológico de acordo com o seu perfil. Faça agora mesmo uma cotação conosco preenchendo o formulário abaixo.
A Affix é uma administradora de benefícios especializada na gestão de planos coletivos por adesão e empresariais. Por cinco anos consecutivos (2019 até 2023), a Affix foi indicada ao Prêmio Reclame Aqui como uma das melhores empresas de atendimento ao consumidor. Em agosto de 2021, ganhamos a premiação Ouro no Prêmio Smart Customer na categoria Respeito ao Cliente. Além disso, também somos vencedores do XIX Prêmio ABT Garrido Marketing (2019), premiação reconhecida na área de saúde. Em 2023, a Affix completou 10 anos de história, estando em 22 regiões do país e formando parcerias com mais de 40 operadoras de planos de saúde e odontológicos.