No mês de junho tem a campanha Junho Vermelho que mostra a importância de doar sangue, afinal seu sangue pode ser o tipo certo de alguém
Em períodos de baixa temperatura, como no outono e inverno, os hemocentros tendem a ficar com os estoques mais baixos por conta da diminuição nas doações de sangue. Portanto, junho é o mês escolhido para conscientizar e incentivar a população sobre a importância de doar sangue através da campanha Junho Vermelho.
No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, apenas 1,6% da população é doadora de sangue. No entanto, para garantir o estoque adequado, a Organização Mundial de Saúde indica que cerca de 3 a 5% da população seja doadora regularmente de sangue.
A campanha Junho Vermelho visa reforçar a importância de os brasileiros adotarem a cultura solidária e espontânea de doar sangue. O objetivo é manter os estoques de sangue sempre abastecidos e não apenas em datas específicas ou quando algum conhecido precisar.
A importância de doar sangue
A doação é um gesto solidário de doar uma pequena quantidade do próprio sangue para salvar a vida de pessoas que se submetem a tratamentos e intervenções médicas de grande porte e complexidade. Por exemplo, como transfusões, transplantes, procedimentos oncológicos e cirurgias.
O sangue também é indispensável para que pacientes com doenças crônicas graves – como Doença Falciforme e Talassemia – possam viver por mais tempo e com mais qualidade, além de ser de vital importância para tratar feridos em situações de emergência ou calamidades.
Vamos fazer nossa parte? A doação de sangue é totalmente segura, não dói e leva no máximo 40 minutos. Além disso, doar sangue não expõe o doador a nenhum tipo de risco, pois são utilizados equipamentos descartáveis. A doação de uma única pessoa tem a capacidade de salvar 4 vidas.
Leia também: Dengue em alta – Quais os sintomas e como se proteger da doença
Como faço para doar sangue?
Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos e que estejam pesando mais de 50kg. Além disso, é preciso apresentar documento oficial com foto e menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis. Veja outros requisitos:
- Estar em boas condições de saúde.
- Estar alimentado. Evite alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação.
- Caso seja após o almoço, aguardar 2 horas.
- Estar descansado. Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas.
- A frequência máxima é de quatro doações de sangue anuais para o homem e de três doações de sangue anuais para as mulher.
- O intervalo mínimo entre uma doação de sangue e outra é de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.
Quais são os impedimentos temporários para doar sangue?
- Gripe, resfriado e febre: aguardar 7 dias após o desaparecimento dos sintomas.
- Período gestacional.
- Período pós-gravidez: 90 dias para parto normal e 180 dias para cesariana.
- Amamentação: até 12 meses após o parto.
- Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação.
- Tatuagem e/ou piercing nos últimos 12 meses (piercing em cavidade oral ou região genital impedem a doação).
- Extração dentária: 72 horas.
- Apendicite, hérnia, amigdalectomia, varizes: 3 meses.
- Colecistectomia, histerectomia, nefrectomia, redução de fraturas, politraumatismos sem sequelas graves, tireoidectómica, colectomia: 6 meses.
- Transfusão de sangue: 1 ano.
- Vacinação: o tempo de impedimento varia de acordo com o tipo de vacina.
- Exames/procedimentos com utilização de endoscópio nos últimos 6 meses.
- Ter sido exposto a situações de risco acrescido para infecções sexualmente transmissíveis (aguardar 12 meses após a exposição).
Leia também: Quais as doenças mais comuns no outono?
Quais são os impedimentos definitivos para doar sangue?
Não podem doar sangue pessoas que passaram por um quadro de hepatite após 11 anos de idade, faz uso de drogas ilícitas injetáveis, tenham malária ou tenham as seguintes doenças transmissíveis pelo sangue: Hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas ao vírus HTLV I e II e Doença de Chagas.
Passo a passo para realizar a doação
Para doar sangue, basta procurar as unidades de coleta de sangue, como os Hemocentros, para checar se você atende aos requisitos necessários para a doação.
- Cadastro: É necessário efetuar cadastro em um dos locais de doação. No registro são solicitados dados como, nome, endereço e contato.
- Pré-triagem: A pressão do doador é aferida, a altura, peso, frequência cardíaca e temperatura. Também é verificado a presença de anemia e a classificação sanguínea. Logo após, o doador recebe um lanche leve.
- Triagem clínica: Nessa etapa o doador participa de uma pequena entrevista com um profissional de saúde, para garantir a sua segurança e de quem receberá o sangue. As perguntas são referentes a sua condição atual de saúde, seus hábitos e o uso de medicamentos. Se estiver tudo bem, o doador avança para a próxima etapa.
- Hora da doação: A doação é realizada através da supervisão um médico ou enfermeiro. Ele verifica as informações impressas na bolsa de sangue antes de efetuar o colhimento. Após a doação, o doador recebe todas as orientações necessárias sobre hidratação e possíveis reações após a doação. Ele também recebe um lanche novamente para garantir que fique bem.
Quer doar sangue? Clique aqui e acesse a lista para procurar o hemocentro mais perto de você.
Como saber meu tipo sanguíneo?
Quando alguém sabe sua tipagem sanguínea facilita o trabalho dos médicos em uma emergência. Isso porque, em um acidente em que há necessidade de transfusão de sangue, não há tempo hábil para que o laboratório verifique esse dado.
Há 3 maneiras de descobrir seu tipo sanguíneo: ao realizar um exame de sangue, essa informação consta no resultado; ao doar sangue você consegue descobrir gratuitamente e, além disso, com o exame específico de tipagem sanguínea.
Veja abaixo quem pode doar sangue para quem:
Deixe a Affix cuidar da sua saúde
Na Affix, entendemos a importância de cuidar da saúde, por isso faz diferença contratar um plano de saúde conosco. Nos preocupamos em entender a sua necessidade, do início ao fim, trazendo soluções em planos de saúde e odontológico de acordo com o seu perfil. Somos uma das maiores administradoras de benefícios do mercado, presentes em 22 regiões do país. Faça agora mesmo uma cotação conosco no formulário abaixo.
Ah, e se gostou do conteúdo compartilhe nas suas redes sociais este post! Ou confira outros textos com mais dicas para você cuidar da sua saúde!