Fevereiro Roxo conscientiza sobre o Alzheimer, Lúpus e Fibromialgia, doenças autoimunes e degenerativas. Entenda a importância da campanha!
Você já ouviu falar em Fevereiro Roxo? A cor foi escolhida no mês de fevereiro para a conscientização das doenças autoimunes e degenerativas como o Alzheimer, Lúpus e Fibromialgia. Apesar das doenças serem diferentes entre si, elas apresentam dois pontos em comum: são crônicas e não tem cura.
A campanha fevereiro roxo tem como objetivo alertar e conscientizar a sociedade para que elas sejam identificadas ainda na fase inicial, para que seus sintomas sejam controlados, oferecendo melhor qualidade de vida aos pacientes.
A Affix reuniu algumas das principais características de cada doença para você, continue lendo o conteúdo!
– Alzheimer
Para o Ministério da Saúde, a Doença de Alzheimer é um transtorno neurodegenerativo que apresenta evolução, ou seja, o paciente diagnosticado vai perdendo, aos poucos, certas funções do cérebro. O primeiro sintoma, e o mais característico, é a perda de memória recente.
Com a evolução da doença, vão aparecendo outros sintomas mais graves como a perda de memória mais antiga, irritabilidade, falhas de linguagem e até mesmo a capacidade de cuidar de si mesmo. De modo geral, a progressão do alzheimer pode levar de 8 a 12 anos.
Veja alguns dados da doença:
- No Brasil, existem cerca de 15 milhões de pessoas com mais de 60 anos de idade. Seis por cento delas têm a doença de Alzheimer, segundo dados da Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz).
- Apesar da doença atingir paciente de mais idade, pessoas menores de 65 anos também podem ser acometidas pelo Alzheimer.
Embora ainda não possua uma forma de prevenção específica, recomenda-se manter a cabeça ativa e uma boa vida social, regada a bons hábitos e estilos. Isto, pode retardar ou até mesmo inibir a manifestação da doença.
O paciente que recebe o diagnóstico convive com a doença diariamente e pode evoluir para um quadro de demência, em que a pessoa depende da ajuda de outros para realizar tarefas básicas. O tratamento é de forma generalista, com remédios que são indicados para auxiliar no ganho de sobrevida do paciente e retardar os efeitos mais graves.
Quem tem familiares idosos ou pessoas de meia-idade com casos de Alzheimer na família deve ficar atento quanto a problemas de linguagem, esquecimento de fatos recentes, confusão com horário e dia da semana ou desorientação em lugares conhecidos. Por ser uma doença evolutiva, os sintomas se apresentam em fases conforme imagem a seguir.
– Lúpus
O Lúpus é caracterizado como um distúrbio crônico que faz com que o organismo produza mais anticorpos que o necessário para manter o organismo em pleno funcionamento. Os anticorpos em excesso passam a atacar o organismo, causando inflamações nos rins, pulmões, pele e articulações. Por ser uma doença crônica, o tratamento é necessário porque, uma vez que a doença sai de controle, é capaz de levar o paciente a óbito.
Alguns dados da doença:
- O Lúpus não é contagioso, ou seja, se você tiver a doença não pode transmitir para outra pessoa.
- Além disso, existem diferentes tipos de lúpus, sendo a mais comum o lúpus sistêmico que é quando afeta todo o organismo.
- Há também o lúpus discoide que afeta somente a pele da pessoa, sendo necessário tratamento para não evoluir para o sistêmico.
- Segundo o Ministério da Saúde, o Lúpus Sistêmico é a forma mais comum da doença, afetando aproximadamente 70% dos pacientes com Lúpus.
- Ele acomete principalmente mulheres, sendo 9 em 10 pacientes com o risco mais elevado durante a idade fértil.
Ainda segundo o Ministério da Saúde, os sintomas do Lúpus podem surgir de repente ou se desenvolver lentamente. E o diagnóstico não é tão simples, porque os sintomas podem variar de pessoa para pessoa e mudam com o passar do tempo, o que em muitas vezes confunde com os sinais de outras doenças.
– Fibromialgia
Síndrome pouco conhecida, a fibromialgia é uma condição dolorosa e crônica, que pode impedir que os pacientes tenham uma vida normal. A doença ataca especificamente as articulações, causando dores por todo o corpo, principalmente nos músculos e tendões. Sendo os principais pontos de dor o pescoço, ombros, joelhos, cotovelos, coluna e a bacia. A síndrome também provoca cansaço excessivo, alterações no sono, ansiedade e depressão.
Alguns pontos importantes:
- A doença pode aparecer depois de eventos graves como um trauma físico, psicológico ou mesmo uma infecção.
- No Brasil, a Sociedade Brasileira de Reumatologia calcula que a fibromialgia afeta cerca de 3% da população.
- De cada 10 pacientes com fibromialgia, sete a nove são mulheres.
O tratamento é feito com o auxílio de medicamentos para diminuir a dor e o paciente diagnosticado pode precisar realizar um acompanhamento fisioterápico. Além disso, um tratamento psicológico também pode ser útil, principalmente para aprender a lidar com a dor crônica no dia a dia.
Os principais sintomas da doença incluem: dor generalizada, que podem ser fortes e presentes em diversos pontos do corpo; fadiga e cansaços excessivos; sono inquieto com crises de apneia e insônia; formigamento de mãos e pés, além de outros sintomas.
Conte com a Affix para cuidar da sua saúde
Não espere imprevistos para cuidar da sua saúde e da sua família! Invista em um plano de saúde e tenha tranquilidade para cuidar do que realmente importa pra você.
A Affix se preocupa em entender a sua necessidade, do início ao fim, trazendo soluções em planos de saúde e odontológico de acordo com o seu perfil. Faça agora mesmo uma cotação conosco preenchendo o formulário abaixo.
Ah, e se gostou do conteúdo compartilhe nas suas redes sociais este post! Ou clique aqui e confira outros textos com mais dicas para você cuidar da saúde.