X

Blog Affix

Números do setor de saúde mantém crescimento regular

Destaque para os planos odontológicos que, em um ano, aumentou em 2,5 milhões de beneficiários

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulgou na segunda-feira (06/12), os dados do setor relativos ao mês de outubro. O número de beneficiários atualmente é de 48,5 milhões em planos de assistência médica e 28,7 milhões em planos exclusivamente odontológicos. No comparativo de outubro com setembro, o crescimento foi de apenas de 46 mil usuários em planos de saúde e 121 mil em planos odontológicos.

Os dados demonstram que o setor de planos de saúde está crescendo de forma constante e regular. Em um ano, os planos médico-hospitalares tiveram 2,9% de crescimento, equivalente a 1,3 milhões de usuários. Segundo pesquisa da Associação Brasileira de Administradoras de Benefícios – ANAB – para 52,5% das mulheres entrevistadas a preocupação com a saúde aumentou muito com a pandemia. A pesquisa também mostrou que os consumidores enxergam ter um plano de saúde uma das conquistas atualmente mais importantes, ele ficou na terceira posição com 15,2% das respostas, perdendo espaço apenas para casa própria e automóvel, respectivamente.

Em relação aos planos exclusivamente odontológicos, o setor está cada vez mais em expansão no país. Em um ano, foi registrado aumento de 2,5 milhões de beneficiários – esses números recordes representam 9,7% de incremento no período. Segundo o Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS), em setembro de 2021, do total de usuários de planos exclusivamente odontológicos, 82,5% possuíam um plano coletivo. Desse grupo, 87,2% eram do tipo coletivo empresarial e 12,8% do tipo coletivo por adesão.

O crescimento dos planos odontológicos pode ser justificado pela ampliação do benefício aos colaboradores das empresas e mensalidades mais baixas e atrativas comparada aos planos de saúde. No geral, as pessoas reconhecem a importância da saúde suplementar e possuem o desejo de contratar um plano de saúde e odontológico.