A campanha Dezembro Laranja visa conscientizar com os cuidados contra o câncer de pele devido a chegada do verão
“Moro em um país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza.” Como na letra da música de Jorge Bem Jor, o Brasil é um país abençoado pelo clima tropical e com luz solar abundante praticamente o ano inteiro. A luz do sol é importante para a nossa saúde e bem-estar, sendo a principal fonte de vitamina D. Entretanto, como em muitas coisas na vida, a chave está no equilíbrio.
A exposição solar excessiva pode ter consequências graves como o desenvolvimento do câncer de pele. Esta doença é caracterizada pelo crescimento descontrolado e anormal das células da pele.
Diante desta realidade, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) escolheu dezembro, um mês que simboliza o início do verão no hemisfério sul, para lançar a campanha Dezembro Laranja. Esta iniciativa não apenas enfatiza a importância da prevenção e detecção precoce do câncer de pele, mas também lembra que os cuidados com a nossa pele vão muito além do uso regular de protetor solar.
Junte-se a Affix nesta campanha, leia nosso conteúdo de Blog e saiba mais sobre essa doença que atinge milhões de brasileiros. Lembre-se: a sua pele é a sua história. Proteja-se!
Leia também: Vitamina D: como aumentar sua ingestão para uma vida mais saudável
O que é o câncer de pele?
O câncer da pele é o câncer mais comum entre os brasileiros, representando 33% de todos os diagnósticos da doença. Ele é provocado pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele e pode ser subdividido em diferentes tipos:
Fonte: Sociedade Brasileira de Dermatologia
Tipos de câncer de pele
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), as estimativas de incidência do câncer de pele não melanoma em 2020 foi de 176.930, sendo 83.770 homens e 93.160 mulheres. Já para o tipo melanoma a estimativa, neste mesmo período, foi de 8.450, sendo 4.200 homens e 4.250 mulheres. O câncer de pele mais frequente no Brasil é o não melanoma e corresponde a cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados no país.
De acordo com o INCA, as diferenças entre esses dois tipos de cânceres de pele são:
– Câncer de pele não melanoma: é provocado pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele. Entre os tumores de pele, é o mais frequente e de menor mortalidade, mas se não for tratado precocemente pode resultar em remoções do tecido ou órgão, resultando em disfunção estética. Esse câncer de pele é representado por tumores de diferentes tipos, sendo os mais comuns o carcinoma basocelular, que é menos agressivo e afeta a camada mais profunda da epiderme. E o carcinoma epidermóide (ou espinocelular), que atinge as células escamosas, formadoras das camadas superiores da pele.
– Câncer de pele melanoma: tem origem nas células produtoras de melanina, substância que determina a cor da pele. Ele é mais frequente em adultos brancos e pode aparecer em qualquer parte do corpo, na pele ou mucosas, na forma de manchas, pintas ou sinais, sobretudo nas áreas mais expostas à radiação solar. Nos indivíduos de pele negra, ele é mais comum nas áreas claras, como palmas das mãos e plantas dos pés. É considerado o tipo de câncer de pele mais agressivo, por ter grande chance de se espalhar para tecidos e órgãos vizinhos, mas o prognóstico pode ser considerado bom quando detectado em sua fase inicial.
Fatores de risco
Alguns fatores podem elevar o risco de desenvolvimento do câncer de pele:
- Ter alguém na família que tem ou já teve câncer de pele
- Já ter tido muitas queimaduras de sol durante a vida, daquelas que deixam a pele muito vermelha e ardendo
- Ter muitas sardas ou pintas pelo corpo
- Ter a pele muito clara, do tipo que sempre queima no sol e nunca fica bronzeada
- Já ter tido câncer de pele
- Ter mais de 65 anos
Leia também: 6 dicas de cuidados para um verão mais saudável!
Como se prevenir
Apesar dos fatores de risco, qualquer pessoa está sujeitar a ter a doença. Por isso, a melhor maneira de se proteger do câncer de pele, das manchas e do envelhecimento precoce causado pelo sol é a prevenção.
– Aplique protetor solar FPS 30 ou maior diariamente.
– Use camiseta e chapéu.
– Não se esqueça dos óculos de sol com proteção UV.
– Evite sol entre 09h e 15h.
Sinais que indicam câncer de pele
Segundo o Ministério da Saúde, é possível utilizar o teste ABCDE para detecção do câncer de pele:
- Assimetria: pintas com formas assimétricas, ou seja, uma metade é diferente da outra.
- Bordas irregulares: lesões malignas apresentam contorno mal definido.
- Cor variável: há presença de diferentes tipos de cores na mesma lesão (preta, castanha, branca, avermelhada ou azul).
- Diâmetro: lesões que possuem tamanho maior que 6 milímetros.
- Evolução: mudanças observadas em sua aparência e características como tamanho, forma ou cor.
Lembrando que essas regras não substituem a avaliação médica especializada. Caso observe alguns desses sinais, procure um médico dermatologista.
Deixe a Affix cuidar da sua saúde
O verão ainda não começou, mas você já pode fazer a diferença agora. Cuide da sua pele, da sua história. Sua saúde é importante. Proteja-se!
Na Affix, entendemos a importância de cuidar da saúde, por isso faz diferença contratar um plano de saúde conosco. Nos preocupamos em entender a sua necessidade, do início ao fim, trazendo soluções em planos de saúde e odontológico de acordo com o seu perfil. Somos uma das maiores administradoras de benefícios do mercado, presentes em 22 regiões do país. Faça agora mesmo uma cotação conosco no formulário abaixo.
Ah, e se gostou do conteúdo compartilhe nas suas redes sociais este post! Ou confira outros textos com mais dicas para você cuidar da sua saúde!