Saiba tudo o que você precisa saber sobre pneumonia: o que é, quais são os tipos, sintomas, mitos e verdades sobre a doença.
Febre alta, tosse persistente e dores pelo corpo são sintomas frequentemente associados à gripe, mas que também podem indicar uma condição mais grave – a pneumonia. O risco e a seriedade dessa doença reforçam a necessidade de estar bem-informado. Principalmente contra alguns ditados populares que se espalham como verdade e, às vezes, podem ser mitos.
Você já se perguntou se o simples ato de pegar frio poderia causar uma pneumonia? Ou até que ponto essa condição é contagiosa? Se essas questões e outras já cruzaram sua mente, este é o artigo certo para você.
O que é pneumonia?
A pneumonia é uma infecção grave que se instala nos pulmões após a penetração de um agente infeccioso ou irritante como vírus, bactérias, fungos ou por reações alérgicas. Nessa condição, um ou ambos os pulmões ficam com parte dos alvéolos cheios de líquido ou pus.
Apesar de ser uma das principais causas de hospitalização, a pneumonia tem tendência a ser facilmente curada quando diagnosticada e tratada rapidamente e adequadamente. Mas não a subestime, ela é uma doença perigosa que pode levar a óbito.
Leia também: Quais as doenças mais comuns no inverno?
Sintomas
- Febre alta.
- Tosse seca ou com catarro.
- Dor no tórax.
- Calafrios.
- Fadiga e fraqueza.
- Alterações da pressão arterial.
- Confusão mental.
- Mal-estar.
- Falta de ar ou respiração acelerada.
Tipos
– Pneumonia viral: é aquela causada por vírus. Os mais comuns são adenovírus, varicela-zóster, influenza; vírus respiratório sincicial e o Coronavírus. Todos eles podem ser transmitidos via contato direto, porém não são todas as pessoas que desenvolvem.
– Pneumonia bacteriana: é aquela em que o agente infeccioso são as bactérias. Geralmente, esse tipo não é contagioso e pode ser tratada com antibióticos prescritos por um médico.
– Pneumonia fúngica: costuma ser rara e é causada por fungos. Mesmo sendo rara, costuma trazer grandes complicações para pessoas imunodeprimidas ou portadoras de doenças crônicas como pacientes com câncer e pessoas infectadas pelo vírus HIV.
– Pneumonia química: ocorre através da inalação de substâncias tóxicas como poluição, agrotóxicos, produtos químicos e fumaça. A exposição a essas substâncias pode acarretar inflamações nas vias áreas e nos alvéolos.
– Pneumonia nosocomial: está associado à permanência de pacientes em ambiente hospitalar. É uma infecção frequente nas UTIs e seus principais fatores são as bactérias presentes nos hospitais e que muitas vezes são resistentes aos antibióticos usados habitualmente para tratar pneumonia.
E a pneumonia silenciosa?
Não é considerado como um tipo. Na verdade, é um termo popularmente utilizado para descrever os pacientes que apresentam baixa saturação de oxigênio durante a pneumonia, o que pode dificultar o diagnóstico de piora clínica e necessidade de procurar um hospital.
Ela é considerada silenciosa porque a pessoa apresenta sintomas respiratórios como tosse e febre, mas não apresenta falta de ar. Esse último é um fator importante que indicaria que a saturação de oxigênio está baixando, com necessidade de procurar imediatamente socorro médico.
Leia também: Está com gripe? Saiba os sintomas e como se cuidar
Mitos e verdades
– Sintomas da gripe passam mais rápido do que os da pneumonia.
VERDADE – Os sintomas dessa condição são sinais típicos de gripe, a principal diferença está na duração. A gripe costuma ter uma melhora após cinco dias a partir do início dos sintomas. Ou seja, se os sinais não passarem ou não melhorarem após 4 dias é melhor procurar um médico.
– Gripe pode causar pneumonia.
VERDADE – Alguns vírus causadores da gripe podem invadir o pulmão e comprometer seus mecanismos de defesa, deixando a pessoa vulnerável aos agentes causadores da pneumonia.
– Pneumonia afeta apenas crianças, idosos e pessoas doentes.
MITO – Embora seja uma doença muito associada à velhice, é essencial destacar que qualquer pessoa, em qualquer idade, está sujeita a contrair uma pneumonia. Existem alguns grupos de riscos que precisam ficar mais atentos como crianças, idosos e pessoas com aids, diabetes, cardiopatias ou em tratamento contra o câncer.
– O frio pode causar pneumonia.
MITO – O frio em si não é capaz de provocar a doença, apenas os agentes infecciosos que citamos aqui nesse artigo. Entretanto, a pneumonia é mais comum no inverno porque as pessoas costumam ficar em ambientes fechados e em aglomerações. Com isso, a transmissão fica mais facilitada.
– A pneumonia é contagiosa.
VERDADE – A doença pode ser contagiosa em alguns casos quando é viral. Mas, não se preocupe! Diferente do vírus da gripe, que é altamente infectante, os agentes infecciosos da pneumonia não costumam ser transmitidos facilmente.
Como se proteger
Principalmente no inverno, higienize as mãos com sabão ou álcool em gel, várias vezes ao dia, quando estiver em locais com maior risco de exposição, como locais públicos e hospitais. Também é bom evitar evite locais fechados e aglomerações ou usar máscara caso esteja com imunidade baixa ou gripado.
E, claro, vacine-se contra a gripe. A vacinação é o caminho mais seguro e eficaz contra a doença. As vacinas contra a gripe e as antipneumocócicas atuam na prevenção de vários causadores da pneumonia.
O diagnóstico da doença se dá através de exame clínico, ausculta dos pulmões, radiografias e tomografias de tórax. Já o tratamento é realizado com antibióticos, e a melhora clínica começa a partir do 3º ou 4º dia.
Deixe a Affix cuidar da sua saúde
Com um plano de saúde você pode ter tranquilidade extra quando se trata de doenças. Ter acesso a um plano significa contar com uma rede de profissionais qualificados, hospitais e clínicas renomados.
Na Affix, entendemos a importância de cuidar da saúde, por isso faz diferença contratar um plano de saúde conosco. Nós nos preocupamos em entender a sua necessidade, do início ao fim, trazendo soluções em planos de saúde e odontológico de acordo com o seu perfil. Somos uma das maiores administradoras de benefícios do mercado, presentes em 22 regiões do país.
Faça agora mesmo uma cotação conosco preenchendo o formulário abaixo. Contratar um plano de saúde com a Affix, faz a diferença na vida das pessoas!
A Affix é uma administradora de benefícios especializada na gestão de planos coletivos por adesão e empresariais. Por cinco anos consecutivos (2019 até 2023), a Affix foi indicada ao Prêmio Reclame Aqui como uma das melhores empresas de atendimento ao consumidor. Em agosto de 2021, ganhamos a premiação Ouro no Prêmio Smart Customer na categoria Respeito ao Cliente. Além disso, também somos vencedores do XIX Prêmio ABT Garrido Marketing (2019), premiação reconhecida na área de saúde. Em 2023, a Affix completou 10 anos de história, estando em 22 regiões do país e formando parcerias com mais de 40 operadoras de planos de saúde e odontológicos.