Está nos valores da Affix a transparência em suas relações sólidas e duradouras.
Como sua administradora de benefícios estamos ao seu lado, antes da compra e durante a gestão do seu plano de saúde. Por isso, criamos esse material para te ajudar no entendimento do tema reajuste, tirar todas as suas dúvidas.
O valor final de um plano de saúde é impactado por fatores como a inflação, o aumento ou queda da frequência de uso do plano de saúde e os custos dos serviços médicos e dos insumos, como produtos e equipamentos médicos. Os índices de reajustes, que estão sendo divulgados nesse ano, refletem os movimentos recentes e as condições específicas do setor de planos de saúde. É importante considerar as variáveis econômicas, a evolução dos custos dos serviços médicos, e as mudanças na frequência de uso dos planos, para uma análise adequada dos percentuais aplicados.
Todos esses fatores são importantes para entender como funciona o cálculo do reajuste do seu plano de saúde. É importante destacar que apenas o reajuste dos planos de saúde individuais é definido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Nos planos de saúde coletivos – empresarial ou por adesão, que são os planos administrados pela Affix, os aumentos são estabelecidos diretamente pelas operadoras.
Não sabe o que é um plano coletivo? Saiba mais aqui: Quais são os tipos de plano de saúde?51.081.551
Beneficiários em planos de saúde, aumento de 1,7% em 12 meses.
33.324.942
Beneficiários em planos exclusivamente odontológicos, aumento de 8,0% em 12 meses.
Fonte: Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
1,7 BILHÃO
De consultas, exames, terapias, cirurgias e internações em 2023, aumento de 7,5% em relação ao ano anterior
Fonte: Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS)
12,7%
Foi a Variação do Custo Médico Hospitalar (VCMH/IESS), para um conjunto de beneficiários de planos individuais, nos últimos 12 meses encerrados em setembro de 2023 comparado com os 12 meses anteriores.
Fonte: Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS)
Beneficiários de planos de assistência médica (em milhões de pessoas)
Fonte: Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS)
Total de beneficiários:
51.081.551
Dados: Maio/2024
O objetivo é equilibrar as despesas das operadoras e manter a qualidade de atendimento e cuidado do seu plano, para que você e sua família não fiquem desprotegidos.
Além disso, com o reajuste a operadora pode ampliar coberturas, medicamentos, além de usar o dinheiro para investir em novas tecnologias.
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) classificou 10 faixas etárias considerando os riscos de saúde para cada grupo. Assim, quando o beneficiário do plano entra em uma nova faixa, no mês seguinte o plano é reajustado automaticamente. Esse reajuste está previsto em contrato e respeita as regras do Estatuto do Idoso e os regulamentos da ANS.
Esse tipo de reajuste acontece a cada 12 meses, entretanto nos planos coletivos são reajustados no mês de aniversário do contrato entre a Affix, a Operadora e a Entidade de Classe participante. Nesse caso, não são necessariamente 12 meses após a sua contratação. Por exemplo, você pode ter contratado um plano coletivo no mês de maio e ter o reajuste desse contrato no mês de agosto.
É importante ressaltar que esses reajustes podem acontecer ao mesmo tempo, caso você mude de faixa etária no mesmo mês do reajuste anual.
O reajuste por faixa etária é definido por cada operadora e reflete a frequência de utilização do plano e os custos das assistências que aumentam com o passar dos anos. Esses percentuais estão informados na Proposta de Adesão.
No caso do reajuste anual dos planos individuais é a ANS que analisa os indicadores do mercado para determinar o percentual máximo que pode ser aplicado.
Já nos planos coletivos, que são os planos administrados pela Affix, segue outras regras de reajuste previstas no seu contrato: o índice é negociado anualmente com a operadora. De um lado, a operadora analisa a Variação dos Custos Médicos Hospitalares (VCMH), o equilíbrio entre as despesas e as receitas médicas do plano, além das exigências da ANS para a ampliação de coberturas, medicamentos e investimentos.
Do outro lado, a Affix como a administradora do seu plano, acompanha mês a mês o desempenho da sua operadora e os indicadores de mercado para propor soluções que mantenham o equilíbrio do contrato. Assim, negociamos o menor índice de reajuste possível para você!
A Affix busca sempre defender os interesses de seus beneficiários junto as operadoras de saúde, inclusive quando o assunto é reajuste.
Compreendemos que o reajuste pode causar alguns impactos em seu orçamento e, por isso, a Affix realiza ampla negociação com a operadora de saúde buscando o menor índice possível. Além disso, a Affix possui diversas alternativas para te auxiliar a continuar com um plano de saúde com qualidade e que caiba no seu orçamento.
Nossa Central de Relacionamento está preparada para ofertar alternativas na continuidade dos serviços de assistência médica, através do telefone 0800 608 1020 - de segunda a sexta-feira, das 08h às 20h (exceto feriados).
Sabemos da importância de ter um plano de saúde, por isso apoiamos nosso cliente para que ele não fique sem um convênio médico em nenhum momento. O cliente Affix pode parcelar um ou mais boletos, de acordo com o seu perfil, no cartão de crédito de forma rápida, fácil e segura por meio da nossa Chatbot Hannah.
A Affix é uma especialista na gestão de planos coletivos por adesão e podemos te oferecer outras opções de planos mais vantajosas e que estejam de acordo com o seu perfil. Entre em contato com a nossa equipe, caso haja interesse. Confira a disponibilidade para a sua região.
Se ainda tem dúvidas referente ao seu reajuste, acesse nossa página de Dúvidas Frequentes
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